A partir do momento que o seu cliente faz uma compra, ele deve estar ciente das políticas de cobrança propostas pela sua empresa. 

É importante salientar que uma boa política de cobrança pode diminuir o número de inadimplentes e reduzir as perdas causadas pela falta de pagamento. 

Por conta disso, preparamos a seguir um blog post sobre as principais características de uma política de cobrança e como utilizá-la na sua empresa. 

Mas, primeiro, o que é uma política de cobrança? 

Para que você tenha controle sobre o setor financeiro da sua empresa, é necessário investir em uma política de cobrança realmente eficiente. 

Essa política deve contemplar todas as situações possíveis relacionadas a clientes inadimplentes, e só é viável formulá-la se você conhece o perfil do devedor e possui informações sobre ele.  

É sempre relevante ter em mente que o objetivo final de uma política de cobrança é reaver o valor total ou parcial do débito, de forma que você consiga atingir seu cliente devedor de forma eficaz. 

Principais características de uma boa política de cobrança na prática

Assim, para que você possa realizar uma cobrança que gere resultados positivos, é preciso entender alguns passos e se atentar a alguns itens de uma boa política de cobrança. Confira a seguir quais são eles. 

1 – Conheça o seu cliente

Um dos principais itens para ter em uma política de cobrança que realmente funcione, é a estruturação dos dados e organização das informações. 

Você deve ter todos os dados do seu cliente de forma organizada, de tal maneira que você saiba o número da nota fiscal, as informações de pagamento – forma escolhida e valor –  e a data em que a compra foi realizada. 

Além disso, é preciso ter as informações de contato do seu cliente, como número de telefone fixo e celular, e-mail e outros itens que possam ser úteis no momento da cobrança. 

2 – Organize os dados

A partir do momento que você conseguiu os dados do seu cliente, é necessário organizá-los em uma planilha otimizada e que seja passível de alterações e atualizações futuras. 

Com os dados organizados, é mais fácil compreender os motivos que levaram o seu cliente a não efetuar o pagamento, tornando a chance de sucesso maior em uma futura negociação.

Ainda, é importante que cada cliente inadimplente esteja na sua planilha e que, conforme haja atualizações no status da negociação da dívida, ela seja atualizada. 

3 – Planeje a cobrança

A partir do momento que você conhece o seu cliente e possui as informações necessárias organizadas, é possível realizar a cobrança efetivamente. 

Seja através de e-mail, telefone ou WhatsApp, é necessário que você siga as diretrizes de uma cobrança amigável, de forma que você consiga o melhor retorno para suas finanças e seu cliente tenha uma boa impressão acerca da sua empresa. 

– Interessante para você: Como montar um e-mail de cobrança? 5 dicas + modelo.

No momento da cobrança, é preciso que você entenda quais são os canais de comunicação mais eficientes para cada cliente, lembrando-se sempre de atualizar a sua planilha de gestão conforme novas informações são coletadas. 

4 – Utilize estratégias de negociação

Para realizar a cobrança, é necessário entender quem é o seu cliente, por quais motivos ele não realizou o pagamento e qual a melhor solução para ambos os lados. 

Assim, no momento de negociar uma dívida, é interessante levar em consideração que as formas propostas para a quitação do débito irão dizer se o cliente irá efetuá-la ou não. 

Por isso, utilize estratégias de negociação que sejam condizentes com a realidade de cada um e isso só é possível conhecendo o perfil dos seus clientes – estágio 1 de uma boa política de cobrança. 

Se o cliente não puder quitar o débito por completo, por exemplo, é necessário que você utilize estratégias de negociação de parcelamento da dívida, de forma que o prejuízo seja sempre o menor possível. 

Sente-se mais preparado para seguir as boas práticas de uma política de cobrança? texto sobre técnicas de cobrança pode te ajudar a entender mais sobre o assunto e esperamos que, assim, você consiga reduzir o número de inadimplentes na sua empresa.