Primeiro vamos entender os conceitos iniciais e em seguida, vamos dar dicas de como você fará e as ferramentas necessárias para automatizar a cobrança de seus clientes.

Vamos lá.

O que é cobrança automatizada?

A gestão de cobranças deve ser feita de maneira estratégica tanto para clientes inadimplentes quanto regulares.

Por se tratar de uma tarefa recorrente de alto volume, foram estabelecidos métodos mais eficazes de efetuar esse trabalho. Automatizar a cobrança é um deles, e é sobre esse método que falaremos.

A cobrança automatizada é uma estratégia que utiliza uma ferramenta de cobrança que sempre estará disponível e ciente do status de cada um de seus clientes. Também deve-se considerar que, por se tratar de um software, a ferramenta sempre estará seguindo a sua régua de cobrança de maneira religiosa.

Clique aqui e confira como funciona uma régua de cobrança e como montar a sua.

Como automatizar a cobrança?

Existem vários meios e ferramentas que podem te auxiliar na automatização. 

Primeiramente você deverá escolher qual será o seu canal principal de cobrança. Faça isso com base em análise de dados escolhendo o canal ao qual seus usuários terão acesso de maneira prática.

Feito isso, você deverá pegar sua régua de cobrança e criar fluxos de automação dentro de um software de cobrança.

Pronto! Agora vamos ao que interessa. Métodos utilizados para automatizar a cobrança de seus clientes.

Aplique as boas práticas da cobrança regular na cobrança automatizada.

Não se engane! Mesmo automatizando sua cobrança, você deverá saber as boas práticas para efetuar uma cobrança eficaz. 

A boa notícia é que nisso nós podemos te ajudar.

Confira aqui 10 técnicas para efetuar uma boa cobrança. https://blog.monest.com.br/10-tecnicas-para-fazer-uma-boa-cobranca/

Automatize o envio de boletos

Outra dica é automatizar o envio de boletos para seus clientes. 

Aqui você precisará do auxílio de uma ferramenta, com isso, você tornará prático para você e para o consumidor, tornando a cobrança mais eficiente.

Com isso, você não precisará se preocupar com prazos e retrabalho de enviar segundas vias.

Utilize SMS’s e emails

Apesar de mensagens convencionais de texto e emails serem considerados ultrapassados por muitos, na cobrança eles ainda funcionam (e bem).

Por mais incrível que pareça, a taxa de leitura nesses dois canais é extremamente satisfatória se comparado com outros meios.

Um ponto positivo desta estratégia é o valor. Automatizar o disparo de emails e SMS é rentável e vale a pena validar se essa estratégia é viável para seu nicho e persona.

Se você está com dificuldade para criar sua mensagem, clique aqui e leia nosso conteúdo sobre como escrever uma mensagem de cobrança de funciona.

Esteja ciente das legislações que limitam a cobrança.

Um ponto de atenção para efetuar uma cobrança que funciona é estar por dentro das legislações e do CDC.

Ao automatizar sua cobrança, você deverá estar sempre atento para não errar configurações e quebrar leis, podendo gerar multas e processos.

Por exemplo, cada estado tem diferentes limitações referentes à horários. Portanto, pesquise antes para não se comprometer.

Clique aqui e veja os horários permitidos para cobrança em algumas capitais nacionais.

Conheça o WhatsApp Business

Uma alternativa muito interessante com baixo investimento.

Através do Whats Business você pode automatizar mensagens e respostas que irão economizar muito tempo e dinheiro, caso você ainda não opte por um software completo de cobrança.

Com um fluxo completo e sucinto, você pode fechar clientes inadimplentes sem o esforço padrão.

Além de respostas automatizadas, você também pode criar listas de transmissão que podem facilitar muito sua vida. Além de ser um canal acessível e dificilmente é passado despercebido.

Veja como montar uma mensagem de cobrança por WhatsApp aqui. 

Escolha um software de cobrança automatizada

Esse é o carro chefe.

A cereja do bolo é a contratação de uma ferramenta completa para a cobrança de inadimplentes.

Uma ferramenta a qual você consiga encaixar sua régua de cobrança e automatizar a maioria dos processos.

Isso permite que você centralize todos os dados de seus clientes de maneira acessível para quem irá controlar essa carteira.

Além da automatização da cobrança, o acesso aos números no geral fica mais claro e fácil de ser interpretado.

Gostou do post? Aproveite e leia 12 ações que irão te ajudar a reduzir a inadimplência clicando aqui.