Inadimplência bate record

A crise a qual vivemos é nítida para toda população. Afetando mais um do que outros, porém, sempre presente.

Mas o quão grave são esses números?

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, os números da inadimplência nacional são os mais altos dos últimos 10 anos, chegando a 28,7%. Para ser mais exato, é a maior alta desde janeiro de 2010.

Quando falamos de comprometimento da renda (metade da renda fixa destinada à dívidas), temos os maiores índices desde o fim de 2017.

Qual a origem destes números?

Um dos fatores para a causa deste comportamento é o aumento dos gastos com serviços.

Com a retomada do padrão de vida, em um mundo pós pandemia, naturalmente os gastos com serviços estão em uma crescente. E junto com esse comportamento, também é alavancado o endividamento no cartão de crédito.

Apesar de representar um aumento nos níveis de endividamento, esses números não acompanham a inadimplência. 

Faltou clareza? Clique aqui e entenda melhor a diferença entre dívida e inadimplência.

Outra métrica que explica o comportamento do mercado, são os números assustadores que a inflação têm atingido.

O que nós consideramos como principal fator, a pressão inflacionária já havia sido mencionada pelos grandes bancos como um sinal de aumento na inadimplência para o restante do ano.

Quantas pessoas têm o nome sujo no Brasil 2022?

Para obtermos dados mais completos de análise, vamos utilizar números referentes até o mês de maio deste ano.

Partindo para maio do ano de 2021, já vemos números preocupantes, onde há um acréscimo de 4 milhões de nomes negativados se comparado ao ano atual. Ano em que batemos o recorde de número absoluto de inadimplentes, totalizando 66,6 milhões de pessoas com o nome sujo no Brasil.

Isto é: quando coletados esses dados, nosso país possuía cerca de 66 milhões de devedores, ou seja, brasileiros negativados.

Entenda melhor lendo este artigo: Nome sujo – O que é e suas consequências.

Progressão da inadimplência ao decorrer do ano

Segundo dados do Serasa, os números da inadimplência nacional apenas cresceram, mês a mês, quando consideramos o período de análise de janeiro a abril.

Esse crescimento é proporcional ao número de famílias endividadas no Brasil, que também atinge números alarmantes neste primeiro semestre de 2022.

A importância da recuperação de inadimplentes

Os números evidenciam a dificuldade atual na vida da população. Nem sempre a inadimplência está ligada a má fé ou falta de planejamento.

Por isso, ter um funil de recuperação de inadimplentes dentro do seu negócio é uma estratégia que pode definir o futuro da sua empresa.

Tenha em mente que uma equipe que irá trabalhar na recuperação de crédito é tão importante quanto uma boa equipe comercial.

Esteja melhor preparado para essa tarefa lendo este conteúdo: 10 técnicas para fazer uma boa cobrança