A inadimplência é um empecilho extremamente comum que qualquer empresa irá se deparar.

Logo, eventualmente, o encarregado deve estar preparado para efetuar uma cobrança eficaz para recuperar esse dinheiro.

Pensando nisso, nós da Monest, iremos lhe dar 5 dicas sucintas para aplicar e ter um melhor aproveitamento na recuperação de sua carteira de inadimplentes.

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1. Tenha tudo previamente estudado

O primeiro passo é ter todas as etapas do processo pré estabelecidas e perfeitamente entendidas por quem irá efetuar a cobrança.

Saiba os canais que você irá utilizar. Adapte a comunicação para diferentes canais e conheça sua persona.

Entre em contato preparado para todos os caminhos que a conversa poderá tomar.

Leia aqui como montar um email de cobrança.

2. Mantenha a calma na comunicação

Por se tratar de uma cobrança, pode ser que a conversa seja mais calorosa pelo lado do inadimplente, porém, o cobrador deve permanecer calmo e coerente.

A forma que ocorre o contato deve sempre ser sutil. Considerando que muitas vezes o inadimplente não é recorrente, afinal, todos temos imprevistos.

Mas não se engane, o cobrador sempre deverá conduzir o diálogo e manter o controle da situação.

Leia mais dicas de como fazer uma cobrança amigável clicando aqui.

3.Tenha um fluxo de cobrança para seguir

Outro ponto importante é ter um fluxo para seguir durante a cobrança. 

Cada etapa deverá gerar uma nova ação, levando o usuário ao próximo passo ou a outro fluxo de recuperação.

No meio da negociação de dívidas, esse passo é chamado de “régua de cobrança”.

Essa régua é uma das formas de gerir o processo de cobrança dos clientes inadimplentes. 

Beleza, mas como fazer minha régua de cobrança? Clicando aqui você confere um conteúdo completo sobre como montar uma régua de cobrança.

4. Saiba todas as possibilidades e limites

Durante a negociação, você deverá saber todas as possibilidades válidas para aceitar acordos benéficos para ambos lados.

Também é necessário que você saiba os limites desta negociação.

Um leque de alternativas tende a facilitar muito o diálogo, mostrando a bilateralidade do diálogo. Afinal, todos ganham, não é mesmo?

Confira técnicas para fazer uma boa cobrança por telefone.

5. Conheça o inadimplente

Saber os motivos da pessoa é um facilitador tremendo.

A empatia sempre deve estar presente, mas analisar de maneira mais individualizada irá gerar resultados melhores.

Adotando a abordagem mais adequada para cada perfil e para cada situação, oferecendo assim melhores formas de quitar a dívida.

Essa dica é muito valiosa, pois facilita também as outras etapas.

Seguindo esses passos, você está pronto para começar a cobrar seus inadimplentes de maneira mais eficaz.

Como fazer uma cobrança por Whats?

A cobrança por Whats deve seguir os mesmos princípios dos outros canais.
Caso queira saber dicas específicas para esse meio de comunicação, clique aqui.

Como fazer uma cobrança de forma elegante?

Empatia e respeito. Existem alguns princípios que nunca devem estar ausentes ao cobrar uma dívida, independente do canal. A forma pela qual você se comunica com o inadimplente é extremamente importante.

Como cobrar o cliente?

Existem algumas boas práticas. Como evitar cobranças abusivas, saber gatilhos mentais para utilizar a comunicação, limitações legais e muito mais.
Comece por este artigo para ver como evitar a cobrança abusiva.