Realizar uma cobrança por telefone é uma das maneiras mais comuns utilizadas pelas empresas para tentar reaver o valor de débito de clientes inadimplentes. 

Sendo um meio de comunicação de fácil acesso, tanto para a empresa como para o cliente, utilizar o telefone pode ser uma boa alternativa para realizar uma cobrança. 

Entenda a seguir como ser efetivo na cobrança por telefone seguindo sete dicas simples e práticas para o seu dia a dia. 

1 – Tenha um relacionamento pós-venda

Antes mesmo de iniciar qualquer política de cobrança para que a sua empresa reduza o número de clientes inadimplentes, pode ser interessante estabelecer um relacionamento pós-venda. 

Dias após uma compra parcelada, por exemplo, o ideal é que você entre em contato com o seu cliente para saber como está sendo a experiência com o produto ou serviço, se há alguma reclamação, dúvida ou elogio. 

Dessa forma, a sua empresa mantém contato com o cliente e garante que ele lembre da compra.

2 – Utilize mensagens de texto

Você também pode utilizar mensagens de texto lembrando da data de vencimento do boleto ou da parcela, de forma que o seu cliente lembre que a fatura deverá ser quitada em breve. 

Se mesmo após o vencimento o cliente não efetuou o pagamento, antes de iniciar uma ligação você pode enviar outro SMS, o recordando sobre a existência da dívida.  

– Interessante para você: Mensagem de cobrança: como escrever uma que funcione?

3 – Antes de ligar, reúna os dados do cliente

Antes de efetuar a ligação é necessário que, quem for o responsável pela cobrança, reúna todas as informações do cliente e da compra. 

É preciso saber exatamente todas as questões que envolvem o cliente que será contactado através da cobrança por telefone, de forma que a ligação surta o efeito desejado. 

Qualquer tentativa de negociação só terá sucesso se você souber da situação detalhada do cliente, logo, a organização dos dados é primordial. 

– Talvez você se interesse por: políticas de cobrança.

4 – Negocie amigavelmente por telefone 

No momento da primeira ligação, busque ter um tom amigável, apenas informando que o cliente possui uma pendência financeira na empresa. 

Se após a primeira ligação não houve o pagamento, a segunda cobrança por telefone deve ser realizada para que o cliente entenda a situação em que a dívida dele se encontra. 

Se mesmo após duas ligações o cliente não efetuar o pagamento, este é o momento da terceira cobrança, cujo objetivo é avisá-lo que o seu nome foi negativado e  propor opções de parcelamento e extensão de prazos, porém, o deixando ciente acerca das condições de multas e juros. 

A terceira ligação é muito importante pelo fato de, caso o cliente saiba de opções de parcelamento que sejam condizentes com a sua realidade, é mais provável que ele pague a dívida.

É relevante lembrar que em nenhuma ligação você pode constranger o cliente ou o fazer passar por algum episódio vexatório, ato proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. 

5 – Seja maleável

Mesmo que você siga um roteiro para realizar uma cobrança por telefone, é necessário que as suas respostas sejam adaptáveis conforme a situação do cliente. 

Ser flexível é uma das características que pode delinear o sucesso da sua negociação, visto que cada cliente é único.

6 – Preze por um contrato formalizado

Conseguiu chegar a um acordo com o cliente após a cobrança por telefone? Formalize a nova situação através de um contrato e envie por e-mail, assegurando às novas condições de pagamento. 

7 – Mantenha os registros dos clientes atualizados

Não importa a fase de negociação da dívida, é sempre necessário manter os dados dos clientes organizados e atualizados. 

Essa organização é importante para você ter controle sobre a situação dos clientes, sejam eles adimplentes ou inadimplentes. 

Gostou deste artigo sobre cobrança de telefone? Você também pode se interessar por outras dicas que podem te ajudar a diminuir o número de clientes inadimplentes na sua empresa.