A régua de cobrança nada mais é que uma uma sequência de contatos planejada para estabelecer uma comunicação consistente e com prazos predefinidos com os seus clientes, com o objetivo principal de evitar atrasos no pagamento. Pode ser realizada por email, mensagens SMS, WhatsApp e ligações telefônicas.

Inadimplência é com certeza uma das piores partes de administrar uma empresa. Para contornar esse problema algumas ferramentas estão disponíveis, entre elas a régua de cobrança.

Mas o que é a régua de cobrança? do que se alimenta? onde vive? Brincadeiras à parte, ela é super importante e pode ser extremamente útil para atingir os clientes inadimplentes do seu negócio.

Afinal, o que é a régua de cobrança?

Podemos entender ela com uma ferramenta de gestão que organiza o processo de cobrança dos clientes inadimplentes. Assim como em outros departamentos de uma organização, o relacionamento com os devedores deve ser planejado.

Com a régua de cobrança é possível quais canais serão utilizados para chegar até o cliente (SMS, email, etc), a frequência e até possíveis políticas de renegociação de dívida.

Existem diversas possibilidades na criação de réguas de cobrança, o ideal é montar a estrutura de cobrança que mais se adeque à sua situação.

Como montar uma régua de cobrança?

A função desta ação é cobrar os clientes que estão devendo para sua empresa. Para isso é importante entender quem eles são. Isso quer dizer que você precisa conhecer quais os métodos de pagamento mais comuns, qual o perfil geral dos seus consumidores e ficar atento ao momento econômico do país no momento.

Com essas informações em mãos é hora de organizar os próximos passos. Utilizando um software especializado você poderá criar automações para gerenciar as notificações, envio de boletos e solicitações de segunda via para pagamentos.

Você pode programar para cobrar em determinados dias e horários e inclusive as punições para quem ainda continuar em débito. Por exemplo, após o terceiro aviso o serviço pode ser suspenso ou o nome do cliente ser incluído em um cadastro de inadimplentes.

Para ter ainda mais sucesso você pode utilizar diferentes canais em cada etapa. Com cinco dias de atraso pode enviar uma mensagem para o celular do cliente, com dez dias uma carta e assim por diante. Lembre-se de sempre cumprir as regras determinadas pela lei para cobrar um cliente.

Infográfico sobre como montar uma régua de cobrança

Como isso ajuda meu negócio?

A principal função da régua de cobrança é tirar um peso das costas do empreendedor. Deixar uma obrigação com um sistema evite que você esqueça de cobrar os devedores ou mesmo que acabe se perdendo na hora de fazer isso.

O próprio sistema ficará encarregado de atuar nos lembretes e contatos automáticos com os consumidores. As chances de recuperar os valores são incrivelmente maiores se você souber como fazer a cobrança.

Exemplo de régua de cobrança

Como citamos anteriormente, a régua de cobrança varia de acordo com o seu segmento e a complexidade do seu serviço.

A resultados digitais produziu um conteúdo muito bacana que também trata do tema, inclusive demonstrando como é feito por lá. Para conferir basta clicar na imagem.

Exemplo de régua de cobrança de 0 a 30 dias, com as ações: 5 dias enviar SMS, 10 dias enviar email, 15 dias fazer uma ligação e pagamento até 30 dias
Exemplo de régua de cobrança pela Resultados Digitais

Desconto para devedores

Como incentivo para o pagamento dos valores, que tal utilizar uma política de desconto para devedores?

Para aqueles que pagarem no primeiro contato ou os que pagarem à vista é uma boa estratégia. Ao dar o desconto você pode até conseguir manter um cliente que pode fazer mais compras.

Viu como a régua de cobrança pode ser útil para sua empresa? Mas ela não é a única ferramenta para seu negócio evoluir. Para saber mais sobre este e outros assuntos relevantes para uma empresa assine a nossa newsletter e receba exclusivamente em sua caixa de entrada conteúdo e informações sem sair de casa.

Já ouviu falar da Monest? Somos uma empresa de cobrança focada no relacionamento com os clientes e temos um carinho especial pelas pequenas e médias empresas que hoje não dispõem de uma empresa de cobrança que atenda elas a contento. Quer saber mais? Acesse nosso site (: