A inadimplência é um empecilho extremamente comum que qualquer empresa irá se deparar.
Logo, eventualmente, o encarregado deve estar preparado para efetuar uma cobrança eficaz para recuperar esse dinheiro.
Pensando nisso, nós da Monest, iremos lhe dar 5 dicas sucintas para aplicar e ter um melhor aproveitamento na recuperação de sua carteira de inadimplentes.
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1. Tenha tudo previamente estudado
O primeiro passo é ter todas as etapas do processo pré estabelecidas e perfeitamente entendidas por quem irá efetuar a cobrança.
Saiba os canais que você irá utilizar. Adapte a comunicação para diferentes canais e conheça sua persona.
Entre em contato preparado para todos os caminhos que a conversa poderá tomar.
Leia aqui como montar um email de cobrança.
2. Mantenha a calma na comunicação
Por se tratar de uma cobrança, pode ser que a conversa seja mais calorosa pelo lado do inadimplente, porém, o cobrador deve permanecer calmo e coerente.
A forma que ocorre o contato deve sempre ser sutil. Considerando que muitas vezes o inadimplente não é recorrente, afinal, todos temos imprevistos.
Mas não se engane, o cobrador sempre deverá conduzir o diálogo e manter o controle da situação.
Leia mais dicas de como fazer uma cobrança amigável clicando aqui.
3.Tenha um fluxo de cobrança para seguir
Outro ponto importante é ter um fluxo para seguir durante a cobrança.
Cada etapa deverá gerar uma nova ação, levando o usuário ao próximo passo ou a outro fluxo de recuperação.
No meio da negociação de dívidas, esse passo é chamado de “régua de cobrança”.
Essa régua é uma das formas de gerir o processo de cobrança dos clientes inadimplentes.
4. Saiba todas as possibilidades e limites
Durante a negociação, você deverá saber todas as possibilidades válidas para aceitar acordos benéficos para ambos lados.
Também é necessário que você saiba os limites desta negociação.
Um leque de alternativas tende a facilitar muito o diálogo, mostrando a bilateralidade do diálogo. Afinal, todos ganham, não é mesmo?
Confira técnicas para fazer uma boa cobrança por telefone.
5. Conheça o inadimplente
Saber os motivos da pessoa é um facilitador tremendo.
A empatia sempre deve estar presente, mas analisar de maneira mais individualizada irá gerar resultados melhores.
Adotando a abordagem mais adequada para cada perfil e para cada situação, oferecendo assim melhores formas de quitar a dívida.
Essa dica é muito valiosa, pois facilita também as outras etapas.
Seguindo esses passos, você está pronto para começar a cobrar seus inadimplentes de maneira mais eficaz.
A cobrança por Whats deve seguir os mesmos princípios dos outros canais.
Caso queira saber dicas específicas para esse meio de comunicação, clique aqui.
Empatia e respeito. Existem alguns princípios que nunca devem estar ausentes ao cobrar uma dívida, independente do canal. A forma pela qual você se comunica com o inadimplente é extremamente importante.
Existem algumas boas práticas. Como evitar cobranças abusivas, saber gatilhos mentais para utilizar a comunicação, limitações legais e muito mais.
Comece por este artigo para ver como evitar a cobrança abusiva.
Ótimo cada vez mais venho aprendendo a tira as minhas dúvidas