O ramo de cobrança está em alta no mercado pela necessidade das empresas em recuperar débitos em aberto e fidelizar os clientes após eles quitarem suas dívidas.
Porém, antes de contratar uma agência de recuperação de crédito, é importante entender como esse serviço funciona, qual sua estrutura e como ocorre o processo de trabalho. Vamos lá!
Conheça como funciona uma agência de cobrança
A agência de cobrança funciona da seguinte maneira: você, empresário, passa para uma empresa terceira a sua carta de clientes e todas as informações necessárias, sejam elas relativas à compra ou aos meios de contato.
A empresa irá, dessa forma, criar uma estratégia de cobrança para cada cliente, solucionando os débitos em aberto através de parcelamentos, condições especiais de juros e outras estratégias.
Uma das maiores vantagens de terceirizar a cobrança é o fato de você estar lidando com uma equipe especializada em recuperação de crédito e que pode trazer retornos financeiros significativos para sua empresa.
Cobrar nem sempre é uma tarefa simples e pode não ser um momento muito agradável para os inadimplentes, por isso, contar com uma agência de recuperação de crédito que saiba lidar de maneira cordial com cada cliente é bastante interessante para o seu negócio.
Um dos grandes objetivos de uma agência de cobrança é, também, fidelizar o seu cliente, de forma que ele fique satisfeito e volte a fazer negócio com você.
Além disso, uma empresa de cobrança que produz um trabalho com excelência pode ajudar a prevenir a inadimplência, lembrando os clientes acerca dos vencimentos dos boletos por meio de mensagens e e-mails.
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Qual a estrutura de uma agência de recuperação de crédito?
A estrutura de um escritório de cobrança deve ser organizada por setores que consigam desenvolver atividades, como:
– A organização da situação de todos os clientes de maneira estruturada e que mantenha-se constantemente atualizada;
– A cobrança em si e toda a negociação necessária para a recuperação de crédito;
– Um espaço, físico ou virtual, capaz de prestar todo o suporte para as empresas que contratam o serviço.
O processo de trabalho
A partir do momento que cada setor de uma empresa de cobrança conhece a sua função, as atividades serão desenvolvidas de forma enérgica para que nenhum prazo seja perdido.
Todas essas atividades, portanto, devem ser pautadas em políticas de relacionamento e comunicação que objetivem o pagamento da dívida e nos benefícios em o cliente continuar sendo ativo na sua empresa.
Além disso, é relevante que a agência possa fornecer para o seu cliente formas de pagamento variadas – online ou por boleto – , segurança de todos os seus dados, transparência com relação aos cálculo de débitos e relatórios constantes de tudo que ocorreu durante o período estipulado.
É importante, assim, que a empresa de cobrança seja extremamente organizada e consiga fornecer resultados para o seu negócio, por isso, é preciso que você sempre esteja atento às atividades realizadas por ela.
Muitas empresas de cobrança já fazem uso de plataformas 100% digitais para, justamente, facilitar o contato entre elas e a sua empresa, otimizando o tempo de trabalho e organizando da melhor maneira os processos.
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