Selecionar as melhores dicas sobre como acabar com a inadimplência na sua loja não é uma tarefa simples. 

Existem, no mercado, diversas técnicas usadas por diversos empresários que, podem até funcionar, mas têm efeitos colaterais.

Alguns destes efeitos colaterais, com toda a certeza, é a perda do cliente que ficou inadimplente e foi cobrado. 

Isso acontece quando a cobrança é feita da maneira errada, de forma grosseira e, muitas vezes desrespeitosa. 

É para evitar isso que o empresário tem que conhecer as melhores formas de se cobrar um cliente, ou mesmo, contratar uma empresa terceirizada que seja especialista neste tipo de assunto.

Como acabar com a inadimplência na sua loja quando o país está em crise?

A crise que vem assolando o país há alguns anos não faz vítimas somente entre os donos de negócio. 

Muitas pessoas físicas acabam perdendo seus empregos ou se vêem com as finanças apertadas pelo aumento nos preços das contas de casa.

O resultado disso? Muitas contas acabam ficando para trás, uma vez que o cidadão vai sempre preferir colocar comida na mesa à investir no pagamento de dívidas que podem ser quitadas depois, independente dos juros. 

Isso acontece porque, na cabeça destes consumidores, há necessidades a serem supridas de forma imediata, como é o caso da conta de luz, da conta de internet e da alimentação.

O cenário que resulta disso é o que temos atualmente no país:

De acordo com o Serasa, de 2016 até o momento, o número de inadimplentes alcançou o número recorde de 63 milhões.

Em resumo: mais de 40% da população brasileira está com dívidas atrasadas ou está negativado. 

Estes dados podem ser conferidos na última pesquisa do Serasa, disponibilizado no site do G1.

Como fazer frente a números tão alarmantes? A gente vai dar umas dicas que podem ajudar.

Como acabar com a inadimplência na sua loja: conheça as melhores dicas

Como dissemos acima, existem diversas técnicas para acabar ou, pelo menos, diminuir a inadimplência em empresas do varejo. 

Entretanto, nem todas trazem os resultados esperados, seja pela forma que são feitas seja pelos meios pelos quais são feitas. 

Por isso, aqui a gente selecionou apenas dicas que vão realmente ajudar você, além de explicar as melhores formas de colocar cada uma em prática:

1. Facilite ao máximo o pagamento

Se todo mundo que vende deseja receber o que é devido neste tipo de negociação, parece lógico que este pagamento tem que ser facilitado, não é?

Entretanto, muitos empresários exigem que o cliente compareça pessoalmente à sua loja para efetuar o pagamento de alguma mensalidade.

Esta prática, além de complicar um processo que poderia ser simples, ainda toma o tempo do cliente e, também do empresário ou do atendente da loja.

Que tal, no momento da compra, perguntar para o cliente se ele não deseja receber seus boletos por e-mail? Outros mensageiros também podem ser uma boa opção, como WhatsApp ou Messenger.

Isso porque, hoje em dia todo mundo todo mundo está conectado à internet, seja através do seu smartphone, seja por meio de um notebook ou computador de mesa.

Porque não aproveitar essa facilidade? Este método, além de economizar o seu tempo e o tempo de seu cliente, ainda economiza o seu dinheiro. 

Isso porque, com a prática, você não vai gastar com impressão, envelope e nem com o envio do boleto pelo Correio.

2. Faça o controle do seu cadastro de clientes

Esta prática costuma funcionar bem, já que ela previne que você venda para quem já tem um histórico de atrasar pagamentos com a sua loja. 

Sempre é melhor prevenir do que remediar, não é?

Fazer o controle de cadastro de clientes é bem simples, uma vez que basta ter os dados cadastrais de seus compradores e, junto com eles, anotações das vezes que comprou na sua loja e como foi o seu histórico de pagamentos.

Para ajudar nisso, você pode usar um sistema de gestão de empresas, que faça o controle desse seu cadastro de clientes.

Este método é uma versão simplificada da próxima dica. É uma forma de você fazer internamente um controle que costuma ser feito por empresas terceirizadas.

3. Consulte os sistemas de proteção de crédito

Aqui, vale o mesmo da dica anterior. Ter em mãos os dados e históricos dos pagamentos de cada cliente. 

No caso das empresas que fazem este serviço, como Serasa e SPC, o histórico de pagamento do cliente é bem mais detalhado e confiável. 

A única desvantagem é que o serviço de consultas é pago. 

Mas, claro, mais vale pagar um pequeno valor para esta consulta do que arcar com prejuízos maiores depois, em função de inadimplência.

Ter em mãos os dados que estas empresas oferecem sobre os compradores garante que você vai estar mais seguro quando fizer uma venda em sua loja. 

Afinal, se o histórico dele é bom e ele costuma pagar suas contas em dia, há grandes chances de não ficar inadimplente com a sua empresa.

Conteúdo relacionado: como negativar um devedor no SPC ou SERASA?

4. Saiba como cobrar

Se todos os métodos de prevenção não funcionaram e você acabou vendendo para um cliente que não pagou, infelizmente você vai precisar adotar um método de cobrança.

Para isso, entretanto, você precisa levar certos fatores em conta:

  • Nem sempre a inadimplência é proposital, muitas vezes ela é fruto de mero esquecimento;
  • Nem sempre o cliente deixou de pagar porque quis. Muitas vezes ele se apertou com as contas e não sobrou no final do mês;
  • Nem sempre o cliente pretende deixar de pagar a dívida. Muitas vezes ele está apenas esperando suas finanças se equilibrarem novamente para efetuar seus pagamentos.

Em todos estes casos há algo em comum: o cliente tem a intenção de ficar em dia com a sua loja. 

Por isso, a sua negociação de cobrança tem que levar em conta essa intenção. Empatia, respeito e consideração são elementos chave, até mesmo em um processo de cobrança. 

Algumas das alternativas para o processo de cobrança são:

  • Contato prévio: como dissemos, na maioria das vezes o cliente não tem a intenção de se manter inadimplente. Por isso, em um contato prévio, que pode ser feito por telefone, e-mail, ou mesmo, WhatsApp se o cliente permitiu isso durante a compra, você deve buscar saber o motivo do atraso no pagamento. Se o cliente alegar que pretende, em breve, acertar com a sua loja, vale a pena dar um novo prazo para ele. Você deve se lembrar que deve fazer o possível para fazer uma cobrança amigável para não perder o cliente.
  • Carta de cobrança: se este contato prévio não funcionar, você pode fazer uso de cartas de cobrança para alertar seus clientes sobre seus débitos em sua loja. Existem diversos modelos de cartas de cobrança, indo das mais amigáveis às mais incisivas. Aqui, tem vários modelos grátis para baixar.
  • Sistemas de Proteção ao Crédito: esta alternativa acrescenta o nome dos clientes inadimplentes aos órgãos de proteção ao crédito. Isso impede que ele faça novas compras usando o seu CPF.
  • Cobrança judicial: este é o último passo da cobrança. Deve ser usado apenas se os outros métodos não funcionarem. Neste caso, além de negativar o nome do cliente inadimplente, o empresário vai cobrar, judicialmente os valores atrasados e os juros correspondentes.
  • Contratar uma empresa especializada: se você acha que a sua empresa não pode investir tempo na tarefa de cobranças, você pode contratar uma empresa para fazer isso pela sua loja. Terceirizar este processo pode ser bem mais efetivo e menos burocrático para sua empresa.

Bem simples, não é? Acabar com a inadimplência na sua loja pode parecer uma tarefa difícil quando se olha para a situação do país. 

Entretanto, com as práticas certas de prevenção e de cobrança, fica mais fácil.

Embora não existam técnicas que possam zerar o número de inadimplentes no seu negócio, a redução desse número é possível e deve ser feita.

As melhoras no seu fluxo de caixa vão se fazer visíveis em toda a saúde financeira da sua empresa.