O boleto de cobrança é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, consiste e emitir um documento que pode ser pago em qualquer instituição financeira, casas lotéricas, dentre outras, e o pagamento é geralmente em dinheiro.

Um grande atrativo para qualquer negócio é disponibilizar uma variedade de formas de pagamento, visto que cada pessoa sabe a maneira que prefere pagar. Ou seja, para ter uma maior possibilidade de clientes, é preciso investir nesses métodos.

Sem dúvidas, o método de pagamento favorito do brasileiro é o do boleto. Por inúmeros motivos, esse meio se popularizou fortemente nos últimos anos.

E dentro dos processos de recuperação de crédito, algo que não pode faltar é, justamente, o boleto de cobrança. 

Levando em conta que uma das premissas de realizar esse processo é a flexibilização de pagamentos, a variedade de métodos é algo que não pode faltar.

Confira: Como cobrar meus clientes que estão devendo?

O que é um boleto de cobrança? 

Um boleto é basicamente um documento utilizado na realização de pagamentos, podendo ser de dois tipos, registrado ou sem registro.

Quando esse documento é emitido, ele é enviado para o comprador pelo correio, retirado na loja, ou até mesmo nos meios digitais e pode ser impresso se necessário. 

E para ser pago, ele deve ser levado a algum caixa eletrônico ou físico, mas também pode ser quitado através da internet com os apps do seu banco. 

Outra maneira é levá-los até uma lotérica, ou seja, quem está pagando o mesmo não precisa necessariamente possuir uma conta bancária.  

Qual a diferença entre boleto registrado e sem registro?

A característica geral do boleto registrado é que, ao ser gerado, um registro de dados do pagador e da cobrança são enviados para instituição financeira responsável pelo pagamento, como CPF, CNPJ, valor, endereço, prazos, etc.

Na verdade, o boleto registrado começou a ser implantado apenas em 2019 pela Federação Brasileira de  Bancos, e tem como objetivo aumentar ainda mais a segurança do processo, tendo em vista substituir completamente o boleto comum.

O boleto sem registro é uma versão mais simplificada do processo, muito usado no e-commerce e emitido de maneira mais rápida. Porém, a falta dos dados é sinônimo de insegurança para muitos. 

Quais os benefícios da cobrança via boletos? 

Dentro da sua empresa, o processo de emissão de boletos pode trazer simplicidade e rapidez para seus processos, tendo como primeira vantagem a atração de um maior número de clientes.

Outro motivo é a melhora no controle dos valores, pois ele facilita uma avaliação do que já foi recebido e dos faturamentos futuros, sem falar que a quantia é disponibilizada em até um dia útil depois de pago.

Para os clientes, o benefício é o da praticidade, pois, além de ser uma alternativa para quem não utiliza dinheiro em espécie ou cartão de crédito, nos boletos registrados, o valor pode ser pago pela internet mesmo depois da sua data de vencimento.