É um fato que muitas coisas têm mudado nos últimos anos, mas mesmo assim é importante nos atentarmos que algumas delas são tão sutis que nem sempre nós damos o merecido valor. Muitos empresários, por exemplo, já perceberam que o relacionamento com o cliente é significativo e estão cuidando com mais atenção do que antes.

Não se trata de dizer que fatores como o preço ou condições de pagamento não são relevantes na hora da compra, mas sim que atender bem e se mostrar solícito é tão importante quanto vender barato.

Nomes e não Números

Ao redor do mundo é comum vermos histórias de empresas que apostaram no relacionamento com o cliente como base do crescimento. No Brasil, casos como o do Nubank, que apostou no atendimento humanizado, têm aparecido com mais frequência e são sempre admirados pelo público.

Em um passado não muito distante, a Prefeitura de Curitiba também inovou na interação com a população. Notoriamente os órgãos oficiais têm uma postura mais formal, mas esse comportamento foi quebrado nas páginas do município nas redes sociais.

A “prefs”, como era carinhosamente chamada, conseguiu conquistar a atenção de milhares de pessoas por meio de linguagem apropriada e respostas diretas aos questionamentos dos cidadãos.

Isso fez com que questões mais sérias como informações sobre o orçamento da cidade ou sobre o calendário de vacinação conquistassem uma atenção maior das pessoas.

Empresas digitais podem, e devem, atender uma pessoa, pela internet ou por telefone, da mesma maneira que fariam se ela estivesse pessoalmente. Isso quer dizer que é necessário dar atenção ao problema do cliente e genuinamente se mostrar disposto a atendê-lo.

Relacionamento Ajuda na Cobrança

Quando uma empresa constrói esse tipo de relação com os clientes, até mesmo assuntos complicados como a inadimplência ficam mais fáceis de lidar.

Essa humanização aproxima os clientes, afinal eles passam a enxergar o seu negócio como alguém que se importa com eles e não como uma empresa que só enxerga o lucro.

Quando um cliente está devendo você, ou a empresa de cobrança contratada, devem agir da mesma maneira de quando estava tudo em dia. Mostrar-se compreensivo e indicar os benefícios de pagar as contas trazem resultados muito mais positivos do que ameaças ou cobranças fortes, que em geral trazem péssimos resultados.

Relacionamento não Deve ser Interesseiro

Não adianta nada criar um relacionamento falso com seus clientes apenas com a intenção de vender, ninguém cairá nessa.

Para conquistar a atenção deles aposte em ações altruístas e que genuinamente demonstre que sua empresa deseja fazer parte da vida dele e não apenas vender, vender e vender.

Um bom exemplo é o da varejista Magazine Luiza, considerada uma das empresas mais inovadoras em seu segmento. Nesse mês de março, por conta do Dia Internacional da Mulher, a gigante de vendas anunciou a criação do “botão de denúncia” em seu aplicativo. Com ele, mulheres têm acesso aos canais oficiais de denúncia em apenas um clique.

Note como essa ação não têm nenhuma publicidade embutida. Não estão sendo oferecidos descontos ou prazos melhores para as mulheres, mas sim algo que irá ajudar a vida delas, independentemente de serem clientes ou não. Atitudes como essa ajudam na construção da imagem da Magazine Luiza em meio ao imaginário coletivo.

É por isso que nós da Monest, focamos tanto em relacionamento como diretor das ações de cobrança.

Já ouviu falar da Monest? Somos uma empresa de cobrança focada no relacionamento com os clientes e temos um carinho especial pelas pequenas e médias empresas que hoje não dispõem de uma empresa de cobrança que atenda elas a contento. Quer saber mais? Acesse nosso site (: