Hoje vamos falar sobre a terceirização da cobrança de inadimplentes.

Toda empresa depende de clientes para que o modelo de negócio se torne algo sustentável, afinal são eles que trazem os recursos e também acabam fazendo um papel fundamental na área de marketing, propagando as vantagens sobre negociações para outros futuros clientes.

Porém, deve estar preparada para a inadimplência, principalmente em momentos de crise.

Até mesmo os clientes mais honestos, em decorrência de fatores ligados ao desemprego, surgimento de dívidas inesperadas, problemas familiares e outros, acabam quebrando contratos e deixando de honrar suas dívidas.

Isso é normal, acontece e precisamos estar preparados para isso.

Fazer a cobrança ou terceirizar essa questão?

Eis que surge uma grande dúvida.

As dívidas dos clientes devem ser cobradas pela própria empresa ou há mais vantagem na contratação de um serviço de cobrança terceirizado?

Sabemos que a cobrança de uma dívida é um assunto bem delicado, pois como citamos acima, há quem não quer e quem realmente não pode pagar.

É preciso saber lidar com os mais diferentes tipos de situações, pois dependendo de como a condução desta cobrança possa ser realizada, o processo pode colocar um fim ao relacionamento de negócios, trazendo problemas para os dois lados.

De um lado a empresa acaba perdendo os valores ou entrando em um processo judicial que pode durar anos e nem valer o esforço, dependendo do tamanho da dívida.

Além de perder o negócio, ainda gera uma antipatia com o cliente, que passa a fazer recomendações negativas da sua empresa para colegas, familiares e até mesmo nas redes sociais.

Imagine o impacto que isso pode causar…

Do outro lado, o indivíduo acaba sendo acionado judicialmente e tendo o seu nome vinculado a sistemas de proteção de crédito como o SPC, SERASA e outros.

Todos perdem.

Cobrança não é brincadeira, é ciência.

Fazer isso de uma forma amadora pode causar, além de baixa performance e tempo, um prejuízo imensurável para sua marca/empresa.

Serviço de cobrança terceirizado

Empresas de cobrança contam com uma equipe altamente especializada.

Não falamos apenas em técnicas de negociação, e sim de controle emocional para saber lidar com as situações onde a coisa esquenta e até ofensas podem surgir.

Quando se é uma terceira parte, que não está emocionalmente envolvida na negociação, fica muito mais fácil contornar esses obstáculos e fechar um bom acordo.

Com isso é possível recuperar não somente o crédito, mas apresentar uma perspectiva para o cliente de modo a fazê-lo voltar a fechar negócios com a sua empresa.

Dentre as principais habilidades necessárias ao negociador, enfatizamos as seguintes:

  • Tipos de abordagem;
  • Estratégias de cobrança;
  • Tato e percepção para aplicações das estratégias;
  • Tom de voz;
  • Frequência de ligações;
  • E capacidade de negociação.

Todos os quesitos acima precisam ser aplicados durante uma conversa, onde o resultado pode ser uma proposta bem estruturada, trazendo benefícios para a empresa e também para o cliente.

É preciso avaliar a situação do devedor e verificar quais são as melhores possibilidades para a quitação de uma dívida e oferecer possibilidades e flexibilizações nas condições de pagamento.

Bater sempre em uma mesma tecla, usar estratégias indelicadas e altamente agressivas, podem prejudicar as negociações a um ponto que cause o total desinteresse da quitação desta dívida, trazendo um desgaste excessivo, principalmente para a empresa.

Um serviço de cobrança terceirizado que conte com as especializações adequadas pode inclusive manter uma frequência ideal de ligações ou mensagens, para não pecar pelo excesso nem pela falta de contatos.

Claro que é possível fazer isso internamente.

Com os treinamentos e tempo adequado, é possível interiorizar as ações de cobrança e obter bons resultados.

Recomendamos colocar esses custos de tempo e especialização na ponta do lápis, com isso você saberá se terceirizar a cobrança é uma boa alternativa pra você.

Já ouviu falar da Monest? Somos uma empresa de cobrança focada no relacionamento com os clientes e temos um carinho especial pelas pequenas e médias empresas que hoje não dispõem de uma empresa de cobrança que atenda elas a contento. Quer saber mais? Acesse nosso site (: