Um dos grandes indicadores para a inadimplência é a falta de experiência do próprio vendedor na hora das vendas. Por isso, saber vender melhor não é somente aprender a divulgar o seu produto ou serviço e conseguir convencer o cliente a fechar a compra, mas também prestar atenção à fase da negociação e contrato de venda. 

Muitos problemas de atrasos e falta de pagamento começam com uma negociação ruim, onde o vendedor não estabeleceu datas de entrega, prazos para as cobranças e meio de pagamento com cliente, ou se fez tudo isso, não formalizou por escrito.

Se você quer aprender a vender melhor para evitar a inadimplência na hora de receber dos seus clientes, siga nossas dicas: 

O que você precisa saber para vender melhor

Tenha tudo registrado 

Regra número um de fechar vendas melhores, mas que, mesmo todo mundo estando cansado de ouvir, não é todo mundo que segue – e o pior, acabam lembrando disso só depois que o pagamento já está atrasado e a briga com o cliente está complicada.

Não importa se seu negócio ainda é pequeno ou o cliente é um conhecido seu, tudo que foi decidido na venda precisa estar documentado, seja em um contrato oficial ou mesmo por e-mail. Assim você tem registro do acordo feito para que qualquer contestação seja baseada nos fatos e não em argumentos do tipo “mas eu lembro que você prometeu outra coisa”. 

Dica para quem vende online: se suas vendas são feitas por um e-commerce, os termos da venda podem estar especificados na própria página do produto.

O que um bom fechamento de venda precisa ter:

  • Descritivo: especificando o produto ou serviço que será entregue.
  • Data de entrega: estabelecendo a data final, ou, se tiver mais de uma entrega, especifique isso também. As datas que são de responsabilidade do cliente para aprovar alguma fase do projeto podem atrasar a sua data final.
  • Correções: se você trabalha com algum produto que precise de revisão e aprovação, defina na negociação qual o máximo de refações aceitas e um valor extra caso precise mudar algo que vá além do combinado para entrega.
  • Troca: descrevendo como funciona a troca em caso de erro no produto ou defeito de fabricação.
  • Pagamento: coloque qual foi o meio de pagamento combinado na hora da venda, se terá multas e juros por atraso, em quantas parcelas será dividido o valor total e data para esses pagamentos. Dependendo do serviço prestado, uma boa prática é receber um valor de entrada, para cobrir seus custos iniciais e o resto depois da entrega.

Se você gastar um tempo para formular essas especificações uma vez, você já tem um modelo para replicar e adaptar para todas as suas vendas. 

Vale também olhar para o código do consumidor para verificar quais direitos são garantidos por lei. A multa e juros por atraso, por exemplo, tem limite definido por lei, dependendo da sua linha de negócio.

Negocie bem os prazos

Claro que para a sua empresa é melhor receber o seu dinheiro o mais rápido possível, mas a data combinada para os pagamentos deve levar em consideração o fluxo de caixa seu e do seu cliente, encontrando uma data que funcione melhor para os dois.

Não conte com a organização financeira do seu cliente

Sabendo antes das causas que podem fazer seu cliente esquecer ou deixar de te pagar, é possível tomar ações preventivas. Uma dessas causas é a falta de organização financeira das pessoas. 

Elas simplesmente esquecem das datas de pagamento. Então, você pode entrar em contato previamente com eles para lembrá-los, ou, se você usar uma plataforma de emissão de cobranças que envia lembretes automáticos e ainda te mostra se o cliente visualizou a mensagem.

Faça cobranças por boleto bancário

Entre os meios de pagamento que você pode aceitar (transferência, cartão de crédito, débito, etc.) o boleto bancário é o mais democrático.

Com o boleto seu cliente tem liberdade de decidir como vai pagar e você tem a opção de adicionar juros e multas para atraso.

Usando uma plataforma de emissão de cobranças, como a Juno, você pode emitir cobranças sem precisar ter carteira de cobranças com o banco e só paga pelos seus recebimentos (sem taxa para emissão, cancelamento ou segunda via). 

Conteúdo relacionado: Quais são as 10 vantagens de vender com boleto bancário?

Construa um relacionamento de confiança com o seu cliente

Para que a sua venda não seja algo de uma vez só, pense na fidelização do cliente e não somente no recebimento do seu dinheiro.

Para construir um relacionamento de confiança tenha uma comunicação clara e aberta com o seu cliente, mostre flexibilidade em relação à imprevistos mas seja sempre profissional nas negociações.

Terceirize as cobranças de inadimplentes

Se mesmo depois de tudo, seu cliente não te pagar, considere contratar uma assessoria de cobrança para evitar desgastar seu relacionamento com o cliente ou perder tempo com os processos necessários para fazer essa negociação.

Com a ajuda de uma empresa de cobrança, como a Monest, as chances de você receber seu dinheiro sem perder o cliente aumentam consideravelmente. 

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Gostaram das nossas dicas? Compartilhe nos comentários como está sendo as negociações de venda do seu negócio. 😉

Esse texto faz parte da série sobre inadimplência escrito em parceria com a Juno, fique de olho no próximo!