Se você é um empresário ou empreendedor, é bem provável que você saiba que nem todas as condutas são permitidas no momento de realizar a cobrança de dívida do seu cliente.
Para realmente conseguir a melhor negociação, é necessário seguir algumas boas práticas para reaver o valor em aberto e conseguir uma boa imagem perante os seus clientes.
– Interessante para você: Saiba como utilizar uma política de cobrança eficiente na sua empresa.
Porém, como credor, você também possui alguns direitos perante a lei e é importante que você os conheça.
No âmbito legal, quem cobra uma dívida pode: notificar o devedor acerca da dívida; inscrever o nome do devedor no SPC e SERASA; e realizar protesto ou ação judicial para a cobrança.
Agora que você está ciente dos seus direitos, preparamos a seguir algumas dicas para você ter efetividade na cobrança de dívida e atingir os seus clientes inadimplentes.
1 – Se atente aos horários da cobrança
Mesmo que inadimplente, o indivíduo não pode receber ligações várias vezes ao dia da sua empresa ou em finais de semana. Além disso, não é permitido ligar para o devedor no seu local de trabalho, visto que isso pode o expor perante outras pessoas.
Essas condutas não são permitidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e devem ser respeitadas pelo bem da sua empresa e do seu cliente.
– Leia também: Qual o horário permitido por lei para fazer cobrança?
2 – Seja cordial
De acordo com o Artigo 71 do CDC, é proibido:
“Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo […]”.
Por isso, é importante que, ao realizar uma cobrança de dívida, você siga as boas práticas de uma uma cobrança amigável para não submeter o seu cliente a nenhum ato vexatório ou constrangedor.
Além da preservação do cliente, ser cordial pode ser benéfico na negociação da dívida pelo fato de que um processo conduzido de maneira gentil pode ter resultados positivos para ambos os lados.
3 – Utilize os meios de comunicação a seu favor
Se o seu cliente está devendo e você possui os dados de contato do mesmo, pode ser interessante utilizá-los a seu favor.
Comece sempre com abordagens menos invasivas, como cartas de cobrança, mensagens de textos e e-mails. Em um outro momento, você pode optar pelas ligações por telefone.
– Interessante para você: 7 dicas de como ser efetivo na cobrança por telefone [link].
O importante é utilizar os dados do seu cliente de forma que favoreça o contato e a resolução da problemática financeira.
4 – Deixe o cliente ciente da sua situação
Apesar do tom gentil, sempre que você realizar uma cobrança de dívida é necessário informar ao devedor a situação do débito, os juros e quais as consequências do não pagamento.
É importante que o cliente saiba o valor que ele precisa pagar e o prazo de vencimento, seja uma parcela de um crediário ou um boleto único.
5 – Ofereça opções de parcelamento da dívida
A cobrança de dívida tende a ser mais efetiva se você der a possibilidade de novas formas de pagamento, como parcelamento da dívida, extensões de vencimento e outras facilidades.
O maior objetivo da cobrança de dívida é reaver o valor do débito, então, se dedique a pensar em soluções que farão com que o seu cliente consiga ressarcir o valor em aberto com a sua empresa.
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