Hoje os empreendedores além de se preocuparem com toda a logística de produção, fornecedores e outros assuntos ligados a um produto ou serviço, também precisam montar uma estratégia de cobrança, principalmente com relação à inadimplentes.

E entre as mais variadas opções existentes, uma muito conhecida neste meio são as cartas de cobrança.

Mas o que são elas e qual a sua importância para o mercado?

É justamente por isso que hoje estaremos falando um pouco mais sobre este assunto, já que segundo a última pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 83 milhões de brasileiros possuem ao menos uma compra parcelada.

O que é a carta de cobrança?

Este é um modelo fortemente difundido entre empresários e empresas de cobranças, que utilizam desta forma para cobrar clientes em atraso, sempre visando solucionar problemas ligados a questões financeiras.

Ela irá funcionar como uma forma extrajudicial de cobrança, deixando claro para os clientes qual o saldo devedor e quais as melhores condições para que tanto o cliente como a empresa possam colocar um fim a esta pendência e trazer benefícios para ambos.

Esta carta serve também para tomar atitudes mais drásticas com relação aos inadimplentes, onde após o contato sem sucesso é possível incluí-los em órgãos de proteção ao crédito como o Serasa e o SPC, ou servir como base para uma possível ação judicial.

Normalmente uma carta de cobrança conta com as seguintes características:

  • Informações sobre o produto e/ou serviço contratado;
  • Dados do cliente e da empresa contratada;
  • Valores da negociação, inclusive de faturas em aberto;
  • Quais são as datas de vencimento;
  • E quais são os meios e condições de pagamentos disponíveis.

Tipos de carta de cobrança

Além do modelo físico, uma carta de cobrança pode ser elaborada para ser enviada por:

  • Email;
  • SMS;
  • WhatsApp;

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Mas em todos os meios de comunicação com o cliente, é preciso levar em consideração o que diz o Código de Defesa do Consumidor, não agindo de forma abusiva.

Há no mínimo dois modelos que sua empresa deve desenvolver:

  • Um de forma bem discreta para ser enviado preferencialmente online lembrando da aproximação da data de pagamento, onde este deve ser sempre de forma amigável, se importando com o cliente e não apenas indo direto ao ponto.
  • E um segundo para situações em atraso.

No caso de inadimplência é preciso além de não ser enquadrado no artigo 71 do CPC, também manter o cuidado em ocasiões onde um cliente sempre manteve o pagamento em dia, mas por algum imprevisto houve o atraso.

Qual a importância de uma carta de cobrança?

A carta de cobrança será o ponto chave para resolver pendências financeiras de uma forma inicialmente amigável.

Ela poderá proporcionar que as finanças possam também ser organizadas conforme os compromissos acertados após o contato com o cliente.

Caso a fase inicial não funcione, é possível elaborar uma carta onde se descreva as possíveis consequências da inadimplência, como inserção nos órgão de proteção ao crédito e também o cancelamento de contrato.

Como nela haverá informações que podem atrair a atenção do devedor, é possível criar condições em que ele tenha o desejo de quitar as dívidas e até mesmo voltar a fazer negócios, afinal um inadimplente é sempre um consumidor em potencial.

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