De acordo com dados do Serasa, o número de inadimplentes no Brasil chegou a 63 milhões em 2019, o que totaliza, em média, de 40% da população com alguma dívida. 

Dessa forma, as empresas em geral devem encontrar formas de cobrança que sejam realmente eficientes para atingir os inadimplentes. 

Separamos a seguir seis formas de cobrança que podem ser incorporadas pela sua empresa. 

1 – Correspondência 

A correspondência é uma forma de cobrança bastante tradicional e entregue na residência do devedor. 

Apesar de ser um meio com um custo mais elevado, a sua eficiência é alta pelo fato de a dívida e as condições para o pagamento estarem documentadas e entregues em mãos para o inadimplente.

A correspondência também pode ser utilizada num momento mais avançado da dívida, no qual o inadimplente não realizou o pagamento e você precisa notificá-lo que seu crédito será negativado ou que seu nome será registrado junto ao Serasa. 

2 – E-mail 

O e-mail é uma das formas de cobrança mais utilizada por várias empresas pelo seu custo reduzido e a possibilidade de ser utilizado em vários estágios da cobrança. 

Seja para lembrar o cliente sobre a data do vencimento ou para assegurar novas formas de pagamento, o e-mail é uma maneira eficiente de atingir o seu cliente inadimplente. 

Nessa plataforma, é importante se atentar ao dia e horário do envio, ser bastante claro para repassar as informações e deixar explícito formas do cliente entrar em contato com a sua empresa. 

3 – SMS

Os SMS, apesar de ter um custo, é um meio de cobrança bastante utilizado pelas empresas. Através dessa forma de cobrança, você pode manter contato com o cliente antes, durante e após o vencimento de uma fatura. 

Como nem todas as pessoas possuem um smartphone, mandar uma mensagem de texto é a garantia que o seu cliente irá receber o seu alerta independentemente se o celular tem acesso ou não a internet. 

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4 – Mensagem por WhatsApp

Conhecido como a ferramenta mais popular do comunicação no Brasil, o WhatsApp faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. 

Assim, ao enviar uma mensagem de cobrança através desse aplicativo, a chance de você atingir o seu cliente é bastante alta e com um custo reduzido para a sua empresa, além de manter a privacidade da conversa visto que as mensagens são criptografadas. 

Apesar de já ser uma prática reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor, é importante tomar alguns cuidados ao utilizar o WhatsApp como uma das formas de cobrança, tais como: não enviar mais de uma mensagem por dia e não utilizar textos invasivos. 

5 – Ligação por telefone 

A ligação por telefone é uma das formas de cobrança mais tradicionais no mercado. Através desse meio, a empresa também consegue atingir o cliente inadimplente de forma eficaz. 

O fato de realizar a ligação cria uma forma de relacionamento com o cliente que permite que você adapte às condições da negociação da dívida conforme a situação, uma vez que a conversa está ocorrendo em tempo real. 

Assim, apesar de ter um certo custo, a ligação é uma forma de obter resultados bastante promissores quando o assunto é cobrança. 

6 – Aplicativo de cobrança 

O último item desta lista é o aplicativo de cobrança e, apesar de ser um meio que possa afastar alguns empresários pelo uso da tecnologia, os apps são uma das formas de cobrança mais eficazes. 

Com os aplicativos de cobrança, você pode organizar toda a sua carteira de clientes, mandar lembretes acerca da data de vencimento do boleto e realizar a negociação da dívida de forma automatizada. 

Além disso, os aplicativos fornecem relatórios dos clientes e da situação do débito de cada um de maneira personalizada, deixando os assuntos relativos à cobranças em ordem.

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