Na hora de organizar as contas todo negócio deve levar em consideração alguns imprevistos que podem ocorrer durante o caminho. Um dos mais comuns no Brasil é o atraso nos pagamentos, que podem muitas vezes tornarem-se insustentáveis. Saber lidar com a inadimplência nas empresas é algo que absolutamente todo empreendedor precisa enfrentar.
Essa situação pode não pode parecer grave de início, mas a inadimplência nas empresas muitas vezes geram problemas maiores e podem até levar um empreendimento ao fim.
Impactos da inadimplência nas empresas
Uma conta não paga por um cliente significa menos dinheiro em caixa. Ao fazer uma projeção financeira, pegar um financiamento com um banco ou pagar fornecedores, um administrador acaba contando com o valor que irá receber. Se esse valor não entra, a conta não fecha. E é aí que a inadimplência começa a acender o sinal amarelo.
Dados do Serasa apontam que 42% dos brasileiros estão com restrições devido o atraso nos pagamentos. Esse é um dado importantíssimo para quem vende ou presta algum tipo de serviço, afinal a chance de seus consumidores estarem com o “nome sujo” na praça é consideravelmente grande.
Como diminuir o impacto nas finanças?
É praticamente impossível evitar fazer negócios com uma pessoa inadimplente. Não é raro que um bom pagador acabe se tornando ruim devido algum fator inesperado, como uma situação econômica do país ou um imprevisto pessoal.
Isso quer dizer que na hora de planejar a saúde financeira do seu negócio é preciso incluir os possíveis (e quase prováveis) atrasos nos pagamentos. Lembre-se que estes valores até podem ser pagos, mas muito depois do planejado, o que atrapalha todo a questão financeira/administrativa do seu negócio.
Como seu cliente lida com isso?
Saiba que nem todo mundo atrasa uma conta porque quer. Na hora de cobrar seus clientes é importante separar o joio do trigo, ou seja, quem atrasou por um pequeno descuido e de quem é um caloteiro incorrigível.
Dependendo da abordagem na cobrança a sua empresa pode não apenas conquistar o valor devido, mas também fortalecer os laços com os consumidores. Passar a imagem de uma empresa humana e parceira também é vista com ótimos olhos por pessoas que ainda não são seus clientes, mas podem considerar comprar de você quando souberem da sua postura em situações como essa.
Cobre com inteligência
Contornar a situação sem ser inoportuno e com educação é a chave para driblar a inadimplência nas empresas. Muitas vezes uma cobrança chata por telefone pode acabar piorando o caso e tornando uma bola de neve interminável. Nós já falamos sobre isso aqui no blog, com o texto 10 técnicas para realizar uma boa cobrança.
É ruim, mas faz parte
Assim como um agricultor sabe que pode ter perdas com o mau tempo, um empreendedor deve pensar o mesmo sobre a inadimplência nas empresas. Para tentar diminuir esse problema aposte em ferramentas como a análise de crédito e a cobrança responsável, assim com certeza os atrasos serão bem menores em sua companhia.
Viu como cuidar da inadimplência é importante? Esse é um dos assuntos mais sérios na hora de vender, mas infelizmente nem todos se dão conta e lutam para diminuir os efeitos negativos de ter clientes atrasando os pagamentos.
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