Recuperar uma dívida de forma eficaz é uma tarefa complicada e exige técnica para que o dinheiro seja pago sem maiores problemas.

Organizar os funcionários para que executem essa função parece uma boa ideia, mas não é tão simples como parece. Isso porque ao contrário do que muitos pensam, apenas ligar e falar sobre os atrasos não é a melhor saída.

Além da forma como a cobrança é feita, é preciso levar em conta o tempo que isso ocorre. Quando se delega esta função para um funcionário que já faz outras tarefas na empresa é normal que ele demore muito mais tempo do que alguém que já trabalha nessa área ou para uma empresa especializada em cobrança.

Por que uma cobrança eficaz requer cuidados?

Um erro muito comum cometidos por companhias e colaboradores despreparados é acertar o “tom da cobrança”. Como nem sempre se sabe o motivo de uma dívida não ter sido paga, é sempre importante realizar a cobrança em um tom de aviso.

Muitas vezes o devedor tem a intenção de pagar e até mesmo continuar sendo cliente da empresa, mas uma cobrança errada acaba desgastando essa relação e acabando com a chance de recuperar os valores na hora.

Uma boa técnica é investir em bons treinamentos para quem deseja fazer a cobrança por conta própria. É preciso apenas ter um bom investimento e paciência, pois um cobrador com talento não se forma do dia para a noite.

Usar lembretes: o perigo na hora de cobrar

Quase toda empresa quando vai fazer uma compra decide utilizar os lembretes como maneira de fazer o cliente pagar de vez a dívida. Essa é uma técnica que requer muita inteligência para ser utilizada, pois se forem enviados SMS e e-mails em excesso o cliente pode até processar quem está cobrando.

Caso tenha dúvida de como fazer é ideal contar com a parceria de profissionais especializados em cobrança inteligente. Assim sua empresa evita a dor de cabeça desnecessária e ganha mais eficiência na hora de recuperar os valores.

Cuidado com o discurso

Um dos maiores constrangimentos que uma empresa pode passar é a falta de alinhamento no discurso dos funcionários. Informações desconexas, respostas imprecisas e um funcionário desmentindo algo dito por outro são imperdoáveis e atrapalham na hora de fazer uma cobrança eficaz.

Por não serem especialistas, ou não terem a experiência na área, é comum esse tipo de falha na comunicação. O grande problema é que isso passa uma imagem de amadorismo na empresa e dificulta no relacionamento com os clientes, tornando as chances de obter um pagamento ainda mais complicadas.

Já deu pra perceber que fazer uma cobrança eficaz não é simples, mas isso não precisa ser assim. Por apenas R$ 69,90 por mês você pode contar com uma equipe especializada executando essa importante tarefa em seu negócio.

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