Entender os processos de recuperação de crédito é essencial para qualquer negócios, realizar uma negociação de dívidas é algo que todo empresário terá que fazer em algum momento do negócio.

Infelizmente essa é uma verdade, por conta de fatores externos como crises, muitos clientes acabam entrando na inadimplência, porém, com os processos necessários a recuperação pode ser efetiva e realizada de maneira extrajudicial.

Dentro das abordagens de recuperação em determinado momento uma negociação ocorrerá, portanto, é essencial saber como proceder de maneira eficiente dentro desta etapa. 

Por conta disso, separamos algumas dicas de como realizar uma negociação de dívidas.

Entenda o seu cliente 

A inadimplência pode afetar qualquer pessoa, quando pensamos em devedores é fácil cair no preconceito da pessoa “caloteira”. Porém, devemos saber que mesmo os bons-pagadores podem acabar deixando de honrar suas contas.

E cada um tem os seus motivos, assim, pesquisar sobre o cliente antes de abordá-lo é uma ótima coisa para se fazer antes de realizar uma negociação. Uma maneira de realizar isso é observando o histórico de compras do mesmo.

Tudo se trata de empatia, compreender a situação do abordado traz uma ótima base para quando e como falar com ele, até quais opções você pode oferecer na hora de cobrar.

Escute e demonstre interesse 

Ainda falando sobre empatia, é importante manter o consumidor ciente durante todo o processo que a sua empresa tem interesse em mantê-lo como cliente, e, por conta disso, está propondo um acordo. 

Isso faz com que o abordado se sinta especial, e o deixa mais inclinado a se abrir a propostas de negociação.

Mas não basta apenas falar isso, ouvir o cliente e as suas questões é sempre uma ótima maneira de fazer o inadimplente se sentir confortável. 

Mantenha a transparência

Deixe sempre todas as etapas muito claras. Valores, datas, juros e o que pode ocorrer caso a dívida não seja quitada são informações essenciais para que o abordado sempre esteja ciente dos processos.

Também pode ser uma boa alertá-lo sobre os problemas de estar inadimplente, como estar com o nome sujo no Serasa e outras complicações. Contudo, nunca em tom de ameaça, mas oferecendo ajuda.

Confira também: Como Evitar a Cobrança Indevida.

Seja flexível

Tantos nas formas de pagamento quanto nas quantia e juros, podemos tomar importantes decisões para redução de inadimplência. 

Estar aberto a propostas é ótimo para clientes que realmente tiveram algum problema mas você sabe que são bons pagadores. Ser flexível nessas situações pode acarretar em uma fidelização, contribuindo até para a imagem da sua marca.