Para negativar um devedor no SPC e SERASA você deverá assinar um contrato junto às instituições, com isso será liberado um acesso para que você insira e exclua os registros.

Cobrar um cliente é um processo que muitas vezes pode ser complexo e nem sempre a dívida é recuperada. Uma das últimas ações disponíveis para tentar o pagamento é a inclusão do devedor em um cadastro de “maus pagadores”. Hoje vamos te ensinar como cadastrar um cliente no SPC e Serasa.

Como filiar sua empresa nos serviços de proteção ao crédito?

Para fazer a sua inscrição no Serasa Experian é muito simples. Basta acessar o site do Serasa, escolher qual a sua modalidade de negócio e os serviços contratados. Após deixar os dados, um atendente irá entrar em contato para finalizar o cadastro. Além da consulta de crédito, os filiados do Serasa têm diversas soluções disponíveis como consultas de cheques e até mesmo de impacto ambiental.

Já no SPC o interessado preenche uma ficha da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Após colocar alguns dados da empresa e dos produtos que deseja contratar, o cadastro irá para uma análise e, assim que aprovado, já é possível usar o serviço de consulta de crédito.

Como proceder o cadastro?

Para inserir um devedor no Serasa é preciso que a empresa se filie ao serviço, já no SPC é necessário que o seu negócio seja associado à uma CDL. Em ambos os casos é preciso que quem irá cadastrar o cliente devedor tenha um CNPJ, não é permitido que essa operação seja executada por um CPF.

Na hora de realizar a operação a empresa deverá informar todos os dados da operação, tais como:

  • Dados do devedor (nome completo, CPF, endereço, etc)
  • Valor da dívida
  • Data da compra e de vencimento

Além disso, o órgão, seja o SPC ou o Serasa, deve informar por meio de correspondência o devedor que ele está cadastrado e informá-lo sobre a dívida. Para evitar fraudes e golpes não é permitido que o cliente seja avisado por meio de SMS, ligação, e-mail ou qualquer outra forma de comunicação.

Um engano é achar que o nome do cliente consta como devedor logo após a inclusão do nome dele. Na verdade ele tem até 10 dias para pagar a dívida após o aviso formal. Caso isso não aconteça, aí sim ele se torna um negativado.

O que acontece depois de negativar o cliente?

Depois dessa forma de cobrança é esperado que o cliente pague o valor devido ou entre em contato com a empresa buscando uma nova forma de negociação. Caso a dívida seja paga, na totalidade ou em parcelas, o seu negócio é obrigado a seguir um protocolo para a retirada do nome do consumidor do cadastro de devedores.

Após o pagamento a empresa tem até 5 dias úteis para retirar o nome de quem pagou. Assim, ela já está apta para fazer novos financiamentos, crediários ou compras parceladas com o “nome limpo na praça”.

Viu como é fácil cadastrar um cliente no SPC e Serasa? Basta seguir as nossas dicas e você não terá problemas. Cobrar um cliente nem sempre é fácil, por isso essa é uma das opções mais procuradas por empresas na hora de reaver um valor devido.

Saiba mais sobre esse assunto e como cobrar seus devedores de maneira eficaz se cadastrando na nossa newsletter. É super fácil e você ficará sabendo das principais dicas e informações do assunto diretamente em sua caixa de entrada.

Já ouviu falar da Monest? Somos uma empresa de cobrança focada no relacionamento com os clientes e temos um carinho especial pelas pequenas e médias empresas que hoje não dispõem de uma empresa de cobrança que atenda elas a contento. Quer saber mais? Acesse nosso site (: