O Serasa é uma empresa privada que atua no Brasil, sendo a maior referência de análises financeiras de pendências dentro do território nacional. Essa empresa trabalha  junto aos bancos para decisões de créditos ou com empresários em seus negócios.

Na prática, o Serasa funciona como um banco de dados que coleta informações de negócios. Assim, quando um consumidor deixa dívidas em débito ou costuma a demorar muito para quitar suas pendências, ele fica com essas informações registradas.

Bancos ou outras empresas podem consultar o Serasa para descobrir mais sobre as recomendações financeiras desse consumidor. Isso é utilizado muitas vezes como decisor de negócio.

Até 2011, o Serasa costumava apenas a registrar quais usuários estão negativados, porém, nesse ano, foi desenvolvido um sistema de score, com o objetivo de fornecer ainda mais indicações financeiras, e, assim, surgiu o cadastro positivo.

Neste post falaremos um pouco a respeito do cadastro Serasa, qual os seus benefícios e por que é importante estar atento ao seu desempenho financeiro.

O que é o cadastro Serasa?

Basicamente, dentro do cadastro Serasa existe um score de pagamento, que pode ser positivo ou negativo, e ele indica o quanto uma pessoa está propensa a honrar ou deixar dívidas em aberto.

Esta conta é realizada com base no banco de dados que leva em consideração as dívidas anteriores de cada um. Assim, cada pessoa física pode ser consultada a partir do número de seu CPF.

Todas as contas são consideradas, então, na medida em que as cobranças são quitadas, o consumidor tem o seu score aumentado, ou diminuído em caso de inadimplência constante.

Qual a importantância de ter um cadastro Serasa Positivo?

O primeiro benefício é a facilidade na liberação de crédito. Com um score positivo, fica fácil para o banco verificar o seu histórico e tomar uma decisão de maneira menos burocrática. 

Levando em conta um histórico financeiro, é difícil saber em quem confiar na hora de fechar algum negócio, por conta disso, condições comerciais como taxa de juros e parcelas poderão ser definidas com base no cadastro Serasa. 

Além disso, financiamentos e empréstimos também podem ser liberados mais rapidamente, por meio de uma avaliação mais justa e transparente. 

Mas o cadastro invade minha privacidade?

Não! O cadastro não visualiza, muito menos registra as suas compras, os únicos dados que ele leva em consideração são os pagamentos, os valores, as datas de vencimento e informações desse tipo. 

Conclusão

O cadastro Serasa é um sistema que veio para facilitar processos e ele pode ser muito útil tanto para o empresário quanto para o consumidor, portanto, é importante estar informado financeiramente e cumprir com suas dívidas para manter um bom score.