Lidar com uma dívida de um cliente é algo que todo empreendedor passa em algum momento. Nessas horas sempre surge uma dúvida: como cobrar?
Este é um tema que uma hora ou outra, toda empresa acaba enfrentando. Para solucionar de vez esse problema hoje nós vamos falar sobre os principais processos para fazer uma cobrança praticados no mercado.
Sempre lembrando que é preciso analisar cada empresa individualmente e após isso ver qual é a maneira que mais se encaixa no seu negócio.
Como cobrar meus clientes?
O prazo passou, você esperou e a dívida não foi paga. Infelizmente você terá que fazer algo que ninguém gosta, mas que é extremamente necessário e poderá render bons frutos para o seu negócio.
Não existe o melhor jeito de como fazer uma cobrança, é preciso conhecer os principais e ver quais mais se encaixa na sua situação.
Por telefone
Este é um dos mais populares e famosos métodos de cobrança de dívidas. Tenho certeza que se você já pensou: “Como cobrar meus clientes?” esta foi uma das primeiras opções.
Mas é preciso muito cuidado nestes casos, pois uma conduta inapropriada por parte da empresa pode acabar resultando em algo ruim. Existem leis em todas as esferas que regulamentam este tipo de ação. Então antes de tudo verifique quais são as regras e o que é permitido fazer na sua região.
SMS
Se você possui o número de celular do seu cliente pode pensar em adotar este processo de cobrança. Existem diversas companhias telefônicas que possuem serviços de envio de SMS em lote para empresas.
Eles são ideais para quando você deseja lembrar seu cliente da dívida, mas não quer ser invasivo. Além de realizar a cobrança de maneira simples e direta, você ainda pode usar esta ferramenta para ações de marketing da sua empresa.
Ações por meio da internet são muito utilizadas para anunciar algum produto, promoção ou contar as novidades da sua empresa. Mas elas também podem ser um meio de como fazer cobrança.
Uma das vantagens é que você tem um custo reduzido para enviar muitos emails e ainda pode enviar algum link de pagamento para quem está te devendo.
Serasa
Caso as alternativas anteriores não tiverem dado resultado esta pode ser a solução definitiva. Incluir o nome de um cliente que não pagou uma dívida no cadastro de negativados do Serasa é uma medida muito utilizada quando o prazo de não-pagamento é muito longo.
Ao fazer isso o cliente fica impossibilitado de realizar novas compras em crediários, o que tende a fazer com que ele priorize o pagamento do que está devendo para sua empresa. Como ninguém quer ficar com o “nome sujo na praça” esta é uma opção a ser considerada.
Empresa de cobrança
Uma das mais procuradas entre os empresários é a terceirização do serviço de cobrança. Contratar uma empresa especialista no assunto pode trazer muitos benefícios e recuperar os valores devidos.
O cuidado que deve ser tomado neste caso diz respeito a forma de cobrança. Caso a empresa de cobrança tenha uma conduta inadequada com os clientes é o seu negócio que estará sendo exposto. Então muita atenção!
Gostou das dicas sobre como fazer uma cobrança? Então que tal saber mais sobre estes e outros assuntos importantes para a sua empresa? Para isso é muito simples, basta se inscrever na nossa newsletter e ficar por dentro das novidades e conteúdo especial para você.