Ter um setor de cobrança dentro da sua empresa pode ser uma das soluções para cobrar os inadimplentes. A depender do porte da sua organização, do setor atendido e quantos clientes você possui, esse setor pode ser bastante necessário.
Assim, com uma equipe treinada, a sua empresa pode conseguir resultados positivos com relação a cobranças e reaver os débitos em aberto advindos de clientes inadimplentes.
Desenvolvemos a seguir uma lista com alguns itens que mostram como um setor de cobrança eficiente pode reduzir o número de devedores.
Primeiro de tudo: conheça e capacite a sua equipe
Para montar um bom setor de cobrança, é necessário que você conheça os funcionários que irão integrá-lo, de forma que o perfil de cada um seja condizente com a tarefa a ser realizada.
Para trabalhar com cobrança, é preciso ser paciente, ter uma boa comunicação e ter habilidade para usar estratégias e técnicas que resultem nas melhores negociações.
Além disso, seja para melhorar ou iniciar um setor de cobrança na sua empresa, ofertar treinamentos para sua equipe é essencial para que eles saibam como agir em cada situação.
É válido ter um discurso ensaiado para cada momento da negociação, porém, ser maleável para entender o que o cliente está dizendo e propor novas ações a partir disso é uma das vantagens de se ter uma equipe bem treinada e com o perfil condizente com a sua função.
É também importante ressaltar que ofertar cursos de capacitação, além de ser uma ótima estratégia para sua empresa, é uma forma de mostrar que você valoriza o seu colaborador.
Dessa forma, com funcionários engajados, capacitados e que se sintam valorizados, a produtividade do setor de cobranças pode aumentar significativamente, gerando negociações positivas e maior retorno financeiro para sua empresa.
Invista em tecnologia
Hoje em dia, muitas soluções tecnológicas podem ser utilizadas para facilitar o controle financeiro e de gestão, o que pode ajudar, e muito, o serviço de um setor de cobrança.
Para aumentar o nível de organização, algumas plataformas de controle podem ser utilizadas, assim como ferramentas de gestão que integram os dados dos clientes com as demais informações do setor.
Além disso, é possível utilizar outras formas para otimizar sua cobrança, como os aplicativos, por exemplo.
Preze por manter o cadastro dos clientes atualizados
Para o setor de cobrança realmente atingir o seu objetivo, é preciso que o cadastro dos clientes esteja atualizado, de forma que a sua equipe possa trabalhar com todas as informações necessárias para realizar uma cobrança.
Com os dados completos e organizados, o setor de cobrança pode entender a situação de cada inadimplente e gerar resultados positivos através da negociação.
Se a equipe conhece a situação do cliente, ela pode ter mais argumentos negociais e oferecer soluções inteligentes para o cliente quitar a dívida.
Controle as atividades realizadas
Um dos maiores benefícios de ter um setor de cobrança próprio é a facilidade que a controladoria possui de monitorar as atividades realizadas.
Além de acompanhar as tarefas e o desempenho da sua equipe mais de perto, é possível garantir a total segurança de dados que sejam considerados sigilosos quando se tem um setor de cobrança interno.
Este blog post te ajudou a entender melhor as vantagens de manter um setor de cobrança na sua empresa? A nossa equipe pode te ajudar a entender mais sobre isso, contrapondo com os benefícios de contratar uma empresa terceirizada para efetuar cobranças.