No cenário de crise que vivemos atualmente, uma realidade que afeta os empresários no mercado é a inadimplência. Muitos clientes acabaram deixando de pagar algumas contas nos últimos anos, gerando, assim, uma crescente de dívidas.

Essas situações podem prejudicar muito os consumidores, podendo levar eles a ficar com o nome sujo no Serasa, por exemplo. Mas ela também pode afetar os empresários, gerando prejuízos por conta dos clientes inadimplentes.

Quando uma conta está pendente é esperado que a empresa entre em contato para a resolução, porém, esse processo pode ser longo e desgastante. Por conta disso, foi desenvolvido um sistema chamado de recuperação de crédito.

Mas, afinal, o que é recuperação de crédito? 

Recuperação de crédito é um processo de cobrança, geralmente feito por uma empresa terceirizada, que consiste em encontrar uma solução amigável para quitação de dívidas.

Essa empresa aborda clientes inadimplentes propondo uma maneira de resolver o seu problema de maneira extrajudicial, com soluções justas de pagamento flexíveis, e o abordado tem a possibilidade de evitar futuros problemas, como ter o seu nome sujo.

O mais importante desta técnica é manter o bom relacionamento com o cliente, pois ajudá-lo com suas contas atrasadas pode resultar em uma boa imagem de marca ou até mesmo em fidelizá-lo.

Quem faz a recuperação?

Geralmente ela é realizada por alguma empresa especializada nesse processo, podendo ser encarregada de administrar todos os casos de determinado empreendimento ou contratada como auxiliar para uma negociação específica.  

Esse serviço é desenvolvido para facilitar os processos de uma empresa, pois a cobrança pode ser algo desgastante de se fazer e demanda muito tempo do setor responsável por esta parte. 

Você também pode se interessar por: Empresas de cobrança: Por que contratar uma?

E quais são os benefícios da recuperação de crédito?

O primeiro benefício é o de ter o seu dinheiro recuperado, visto que, quando se tem alguém especializado cuidando dessa tarefa, o processo se torna mais rápido.

Você também terá mais tempo para focar nos objetivos principais de seu negócio, justamente por não precisar se preocupar com a questão da inadimplência.

E, por fim, você manterá um bom relacionamento com seus clientes, mostrando que a sua empresa se importa com as questões pessoais de cada um deles.