Dentro da era da informação, é cada vez mais comum empresas que adaptam a uma proposta “omnichannel”, isto é, disponibilizar diversos meios de atendimento para os seus clientes, telefones, pessoalmente e internet, todos eles funcionando em conjunto para melhor conforto do cliente.

Assim, o mundo da cobrança não fica para trás, dentro do processo de recuperação de crédito podem ser utilizados diversos meios devido ao caráter de estimular um bom relacionamento com os clientes inadimplentes, procurando a melhor solução possível para o seu problema.

Um desses meios, que está cada vez mais sendo utilizado, é a cobrança web. No entanto, muitos ainda não compreendem suas qualidades e até mesmo acreditam em mitos como a falta de segurança ou eficiência.

É importante frisar que a cobrança web não é o que essas ideias dizem, na verdade, ela funciona como uma maneira de simplificar e otimizar os pagamentos. Por isso separamos neste post os benefícios desse meio.

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É importante lembrar que, como todos os outros meios de cobrança, a online deve ser feita com uma estratégia sólida, pois, é através dela que será decidido quais as melhores meios e táticas de se abordar um inadimplente.

Encontrar o melhor meio

Falando em meios, a primeira vantagem da cobrança online é a de poder contactar o cliente dentro do meio mais confortável para ele, é importante levar isso em conta para que a negociação seja realizada de forma eficiente. 

Tudo se trata da experiência, não adianta tentar forçar qualquer pessoa a que baixe um plataforma própria, por exemplo. 

Assim como é ineficaz mandar um e-mail para alguém que não tem o costume de checá-los, nesse caso, caberia mais abordá-lo por WhatsApp ou algum outro serviço de mensagem.

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Cada caso tem as suas peculiaridades, portanto, é importante utilizar os meios que sejam mais usuais para o inadimplente.

Foco no mais difícil 

Outro ponto é a simplificação e otimização de recursos. Se a cobrança web for feita com aqueles que possuem afinidade com o sistema, o foco do time de cobrança poderá ser mais voltado para casos de negociação mais complexos e que necessitem de um contato mais diretos.

Mensuração de análise

Em termos gerais, um dos principais benefícios da internet é o dela possibilitar um grande armazenamento dados. Mas como isso pode ajudar nas cobranças?

Quando estamos trabalhando com clientes na internet, tanto informações prévias dos abordados, quanto os dados de negociações antigas podem ser utilizados para um constante aprimoramento.

É importantíssimos analisar esses recursos e buscar sempre estar disposto a aprender e melhorar os métodos, uma vez que dentro da internet essa curva se torna mais rápida.  

Então a cobrança online vai substituir os métodos tradicionais? 

Claro que não! A internet veio apenas para somar, ela pode facilitar processos e otimizar o atendimento, mas ela é apenas um dos meios e deve ser utilizada a partir de uma estratégia. 

Existem muitos casos que não cabem a ser resolvidos pela internet. Porém, não é por conta disso que o meio passa a ser ineficaz, visto que existem muitas pessoas que já estão totalmente habituadas com o meio digital.