Assim como em todo o País, a inadimplência vem crescendo em todas as áreas e segmentos.

Dentre as pessoas físicas, o aumento é considerável. Confira o trecho publicado pela Época Negócios:

inadimplência, por sua vez, aumentou 0,7 ponto porcentual no comparativo mensal e 0,6 no comparativo anual, significando que 792,6 mil paulistanos estão com contas em atraso. A alta foi maior entre os que ganham menos de dez salários mínimos, que representam 59,6% dos endividados e 26,3% dos inadimplentes, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Dentre as principais dívidas e contas em atraso, destaca-se as pendências de cartão de crédito.

Cerca de 72% das famílias que recebem menos de 10 salários mínimos apresentam esse tipo de débito, acompanhados dos carnês e financiamentos de veículos, com cerca de 16 e 12% respectivamente.

Para o grupo citado acima, houve expressivo aumento nas contas em atraso. Partindo de 24,9% para 26,3% o maior desde o registrado a partir de 2010.

A boa notícia é que o grupo de famílias que recebem acima dos 10 salários mínimos reduziu de 6,3 para 5,9% as contas em atraso, reduzindo também o índice de endividamento de 46,8 para 44,3%.

Espírito Santo também registrou aumento nos índices de inadimplência

Além do crescimento em SP, no Espírito Santo também houve um aumento em relação ao mesmo período do ano passado.

Cerca de 0,5% em todo o estado, chegando a 0,9% em Vitória.

Por outro lado aumenta o número de consumidores que conseguem sair dessa situação em cerca de 4,9%.

Confira a matéria completa: Aumenta o Número de Consumidores Inadimplentes no Espírito Santo

O que eu como empresário preciso concluir sobre essas notícias?

Sabendo que a inadimplência cresce entre os de menor renda, o primeiro passo é identificar seu público.

Caso se encaixe nessa parcela da população, é importante tomar medidas tanto preventivas como corretivas, para atuar ativamente no impacto da inadimplência na rotina da sua empresa.

Seja construindo uma régua de cobrança ou atuando na recuperação de crédito através de uma empresa terceirizada de cobrança, é notório o impacto dessas ações na situação financeira do seu negócio.

Fonte: Endividamento de lares paulistanos cresce em julho, diz FecomercioSP

Já ouviu falar da Monest? Somos uma empresa de cobrança focada no relacionamento com os clientes e temos um carinho especial pelas pequenas e médias empresas que hoje não dispõem de uma empresa de cobrança que atenda elas a contento. Quer saber mais? Acesse nosso site (: