Podemos considerar que a pergunta “como reduzir a inadimplência de meus clientes?”, é uma das mais repetidas entre entre donos gestores de empresas. Tendo em vista os números atuais de pessoas devedoras em nosso país, a inadimplência surge basicamente da falta de pagamento por determinados serviços e produtos. E a busca pela redução é uma realidade de todas as empresas. Mas talvez você esteja fazendo a pergunta errada, o correto seria “ Como evitar a inadimplência de meus clientes?”, e foi pensando em lhe oferecer essa resposta que separamos 6 dicas de como usar estratégias de marketing para evitar a inadimplência de seu cliente.
1° Faça uma análise do consumidor
Entender quem compra e quem deseja contratar os seus serviços é um grande passo para mapear os clientes que tendem a ser mais inadimplentes e os clientes que cumpriram com o pagamento. O registro de um cadastro prévio e uma análise de crédito lhe proporciona uma consulta do histórico consumidor do cliente, assim como o registro de seus dados para um futuro contato.
Podemos dizer que esse é o primeiro passo de aproximação com seu cliente e entendimento de suas práticas de consumo.
Entenda mais sobre a aproximação com seu cliente: Você está fazendo retenção de clientes corretamente? Veja 5 dicas
2° Crie um relacionamento com o cliente
Neste momento surgirá a aproximação com o cliente, após a etapa de entendê-lo e coletar os seus dados. Surge a necessidade de ser visto e lembrado, e principalmente através de uma gatilho de reciprocidade você irá estreitar os laços com o consumidor. Mantenha um contato frequente, principalmente no aviso sobre o vencimento dos pagamentos e benefícios ofertados pela empresa. Demonstrando interesse em mantê-lo em sua carta de clientes e também despertando o interesse dele para continuar utilizando os seus serviços.
Envie e-mail com aviso de promoções futuras, cupons de desconto e aviso de que a data do pagamento se aproxima.
3° Invista em processos de gestão e pagamentos
Organizando um sistema de gestão e mapeamento do processo de pagamento, você poderá facilitar o serviços de estruturação dos métodos para o recebimento de seus clientes. Isso facilita a elaboração do contato com o mesmo, e de que forma cobrá-lo. Obtendo assim a clareza dos valores devidos e de quais formas poderá recebê-los.
Procure ter o entendimento das melhores datas de pagamento, condições de pagamento e como alcançar os seus clientes de forma eficiente para receber o valor no prazo estabelecido.
Encontra uma equipe responsável pela avaliação dos dados e manutenção do sistema, alinhando-o com as informações dos clientes e se necessário, implante novas formas de abordagem ao consumir. Pois a sociedade atual vive em constante mudança, e as estratégias de marketing, venda e atendimento mudam o tempo todo.
4° Estruture boas técnicas de cobrança
Diferente dos tópicos anteriores, neste momento você irá focar em abordagens mais corretivas. Visando os clientes que são motivados ao pagamento para evitar penalidades, cobrança de juros e envolvimento em órgãos de proteção ao crédito.
Comunique sempre o seu cliente quanto às consequências caso não ocorra o pagamento dentro dos prazos, mas sempre utilizando uma linguagem adequada de alerta e não de opressão. Partindo do entendimento que inicialmente a cobrança de juros demonstra uma maneira amigável de proceder com o valor devido, partindo para a penalização com remoção de crédito e/ou perda dos direitos de compra e então o envio dos dados do cliente para a proteção ao crédito.
5° Tenha políticas de pagamento
Outro ponto importante para a estruturação das técnicas de pagamento, é a facilidade do processo. Empresas que são muito restritas as formas de pagamento, podem desmotivar o cliente a efetivar a quitação por conta do grande trabalho para emissão de boletos, poucas centrais de recebimento e até mesmo a falta de suporte por parte da empresa para dúvidas recorrentes.
Seja maleável e tente demonstrar empatia ao cliente no momento da cobrança, mas tenha sempre em mente a diferença entre estreitar os laços e deixá-los ser rompido por seu cliente. Então se torna necessária a elaboração de uma lista com políticas de pagamento conforme a análise de público, como no primeiro tópico do texto. Estruture muito bem a forma de abordagem e comunicação de sua empresa no momento das regras para compra e pagamento, prezando pelo uso de uma linguagem que demonstra um contrato acordado por ambas as partes. Demonstrando ao cliente que você se importa também com suas condições financeiras.
6° Faça diferente
É a base de uma boa estratégia de marketing para qualquer empresa, a abordagem diferenciada. Saber com quem você deve falar e como falar, isso poderá te colocar a frente das demais empresas do ramo. E essa diferença deve partir desde o atendimento inicial, oferta dos serviços, venda, acompanhamento da pós venda e cobrança dos valores.
O consumidor atual busca por facilidades e formas personalizadas de atendimento e/ou de produto, pois em meio ao grande número de empresas, a escolha se tornou algo difícil. E as primeiras empresas a serem descartadas, são empresas com moldes antigos e formas de atendimento desalinhadas as realidades atuais. Então mantenha-se atualizado de todas as expectativas do seu clientes, estude a fundo as melhores formas de venda e recebimento de pagamentos. Visando fazer diferente das técnicas que já usou e não geraram bons resultados, formando assim estratégias melhores do que os seus concorrentes.
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Entendeu como estratégias de marketing podem ajudar no processo financeiro de sua empresa? E também como evitar a inadimplência de seus clientes, alcançando o desenvolvimento em seus negócios.
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