A falta de planejamento e atenção na hora da cobrança pode acabar gerando grandes prejuízos para um negócio. Seja por descuido ou falta de organização, muitas empresas acabam importunando os cliente com dívidas que eles não possuem, ou que já foram pagas.
Aprenda de uma vez por todas como evitar a cobrança indevida na sua empresa e melhore a relação com seus clientes.
Nada pior do que ligar para um consumidor para lembrá-lo de uma dívida, mas ela já foi paga não é mesmo? O grande problema aqui é que além de desgastar o relacionamento com o seu público, o que é péssimo, isso pode gerar complicações legais para o seu negócio.
Não se esqueça que mesmo um pequeno erro pode custar caro no futuro. Além de possíveis multas e ações judiciais, a imagem da sua empresa pode ficar arranhada por conta de uma conduta questionável.
Por que a cobrança indevida acontece?
Mesmo que você tenha algum software de CRM ou de gestão em sua empresa, é preciso ter em mente que eles não irão fazer tudo sozinhos. Mantê-los constantemente atualizados é importante também na hora de tentar recuperar uma dívida.
Por exemplo, se um valor foi pago, essa informação deve constar nos arquivos do cliente. Assim, você não corre o risco de fazer uma cobrança indevida de um cliente que está com as obrigações em dia e evita maiores aborrecimentos de ambas as partes.
Quais os problemas trazidos por uma cobrança indevida?
Além de piorar o relacionamento com o cliente – ou até mesmo perdê-lo – isso mostra uma falta de profissionalismo e organização por parte da empresa. Seu cliente ficará com a impressão de que a sua companhia não passa seriedade e adota postura pouco adequada.
Mas a mais grave das consequências é a de poder ser processado pelo cliente. O Código de Defesa do Consumidor garante que quem sofrer cobrança indevida pode acionar a Justiça por danos morais causados por uma dívida que foi paga anteriormente, ou em alguns casos sequer existiu.
Como evitar esse tipo de erro em sua empresa?
Procure estar cercado do maior número de informações possíveis sobre seus clientes, contratos e pagamentos. Além de ser bom para toda a administração da empresa, você garante que não terá a cobrança indevida de dívidas.
Para isso, mantenha seus softwares e arquivos sempre atualizados e disponíveis para os colaboradores responsáveis por recuperar os valores em atraso. Pode parecer um exagero, mas neste caso podemos aplicar o ditado que diz que “prevenir é melhor do que remediar”.
Uma das medidas para não cometer esse tipo de erro é praticar a cobrança inteligente. Ela nada mais é do que um conjunto de práticas que garante uma reversão muito maior na cobrança de dívidas e evita que falhas como essa se repitam.
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