A cobrança de inadimplentes é um fator constante na vida de praticamente todas as empresas do país.

Seja em decorrência de uma crise financeira ou de problemas pessoais, sempre haverá clientes que não poderão honrar suas dívidas e que invariavelmente se tornarão inadimplentes.

Mas o que fazer para reduzir a inadimplência?
Esta é uma pergunta feita todos os dias por empresários e que apesar de não ter uma resposta 100% eficaz, pois varia de acordo com o tipo de negócio, ainda sim conta com métodos universais que podem ajudar na redução de clientes que não pagam pelos serviços e/ou produtos.

Entre estes métodos estão:

  1. Processos de cobrança de inadimplentes claros e eficazes
  2. Acompanhamento diário
  3. Consultas ao SERASA, SPC e Protestos
  4. Faça um histórico de clientes
  5. Pagamento fácil e inteligente
  6. Sempre esteja disposto a fazer acordos

Processos de cobrança de inadimplentes claros e eficazes

Você está cobrando seu cliente? Muitos por conta de uma agenda apertada, acabam se esquecendo de realizar o pagamento e uma simples mensagem já seria o suficiente para lembrar e evitar esse transtorno.

Emails de cobrança, WhatsApp, carta registrada, SMS, ligações e outros meios poucos dias antes da fatura vencer, desde que não seja incomodativo, são bem eficazes.

Se ainda assim há o atraso é preciso ter os próximos passos todos mapeados.

Como será realizado o protesto de um título, negociações e todas as boas práticas que devem estar presentes na régua de cobrança de sua empresa.

Um sistema de gestão de assinaturas para automatizar o trabalho e o fluxograma referente a cada etapa de pagamento é uma ótima forma de organizar os processos de cobrança.

Acompanhamento diário

Apesar do tempo não ser o privilégio de muitos empresários, é preciso destinar ao menos um profissional de cobranças para acompanhar diariamente os números de inadimplência.

Em muitos casos apenas um é o suficiente e ele pode ser do próprio departamento financeiro.

Ele poderá otimizar a régua de cobrança, determinar datas e formas de contato com este grupo específico de clientes.

Se a sua empresa não pode dedicar alguém exclusivo para este trabalho, uma alternativa é montar um roteiro acessível e que permita o passo a passo ser colocado em prática por outros funcionários.

O ideal é que haja um sistema automatizado.

Com alguns simples cliques é possível ter acesso, acompanhar suspensões, realizar cancelamentos e ter todo o cadastro do cliente, bem como os detalhes da dívida, sem perder tempo.

Consultas ao SERASA, SPC e Protestos

O controle da concessão de crédito, serviços e produtos é uma etapa que irá prevenir a inadimplência, afinal se souber o histórico de um cliente e ele ter recorrência em atrasos e não pagamentos, fazer negócios com ele é um risco em eminência.

Os maus pagadores estão por todos os lados e muitas empresas acabam esquecendo de realizar consultas em órgãos de proteção ao crédito como o SPC, SERASA, Cartório de Protestos e outros.

Esses ambientes podem detalhar de forma criteriosa qual o histórico financeiro de um cidadão, onde sabendo com quem irá comercializar, já é um passo importante para diminuir a lista de inadimplentes.

Conteúdo relacionado: como negativar um cliente no SPC e SERASA?

Faça um histórico de clientes

Assim como os órgãos de proteção ao crédito contam com o histórico financeiro de um cidadão, uma boa alternativa para a sua empresa reduzir a inadimplência é criar um histórico de clientes.

Esse controle interno irá permitir que um cliente possa ser avaliado pela própria empresa, concedendo vantagens para inadimplentes com boa reputação, como o aumento de limite de crédito, melhores negociações e na mão contrária diminuir as vantagens dos maus pagadores.

Isso irá permitir também que você tenha uma pré-avaliação de seus clientes em futuros negócios.

Conteúdo relacionado: Técnicas de Cobrança: 10 dicas para você aplicar agora mesmo

Pagamento fácil e inteligente

Outra maneira de reduzir a inadimplência é facilitar o pagamento a seus clientes.

Hoje 96% dos brasileiros contam com WhatsApp em seus celulares e acessam ao menos uma vez ao dia, então que tal enviar o boleto de pagamento por essa ferramenta? Este é só um dos exemplos.

“O boleto venceu e o único meio de contato é pessoalmente”.

Acredite ou não, ainda há empresas que para reemitir boletos ou fazer negociações, exigem a presença do cliente no ambiente corporativo.

Um pagamento facilitado, de preferência que o cliente possa fazer tudo de forma autônoma, com todas as informações descomplicadas e ao alcance de simples toques ou cliques, pode reduzir muito o número de inadimplentes e ainda dedicar funcionários responsáveis por este setor a outras funções.

Além do boleto inteligente, é possível criar uma área do cliente no site da empresa. Nesta área poderá conter informações como:

  1. Faturas a vencer;
  2. Formas de pagamento;
  3. Emissão de 2ª via do boleto;
  4. Pedidos;
  5. Histórico de cobranças;
  6. Planos;
  7. Etc

E tudo o que possa facilitar a vida do cliente e principalmente da empresa.

Sempre esteja disposto a fazer acordos

O poder de negociação pode reduzir muito o número de clientes que não pagam suas dívidas.

É importante que sua empresa tenha uma margem de negociação, pois todo cliente inadimplente é também um consumidor em potencial.

A negociação é muito importante para manter os bons pagadores, que por uma eventualidade acabaram atrasando/esquecendo o pagamento, e também para reaver algo até mesmo daqueles que já estavam sem intenção alguma de pagar.

Uma boa conversa pode fazer toda a diferença.